Título: Avião do papa tentou contato com a torre por 20 minutos, acusa deputado
Autor: Samarco, Christiane
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/05/2007, Nacional, p. A7

Ainda sob impacto da visita do papa Bento XVI ao Brasil, o deputado Efraim Filho (DEM-PB) denunciou ontem à CPI do Apagão Aéreo que o avião que transportava o pontífice de volta à Itália tentou duas vezes, sem sucesso, contato com torre de controle aéreo do Recife (Cindacta-3).

O papa queria enviar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva mensagem de despedida e de agradecimento. Mas o avião da Alitália só teria conseguido mandar a mensagem depois de 20 minutos de tentativas e com a ajuda de um avião da TAM. A denúncia foi baseada em relato de rádio amador da Paraíba que teria captado a dificuldade do Boeing em entrar em contato com o controle aéreo do Recife.

Em nota, o Centro de Comunicação da Aeronáutica negou o caso e garantiu que ¿não houve falha alguma de comunicação¿ com o Centro de Controle do Recife (ACC-RF). Diz ainda que, ¿na verdade, o piloto italiano consultou o ACC-RF sobre a possibilidade de transmitir um agradecimento de Sua Santidade para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, ao realizar tal pedido, deu a entender que a mensagem duraria 23 minutos¿.

A nota prossegue: ¿Enquanto o ACC-RF realizava a coordenação para a gravação, uma aeronave comercial brasileira confirmou que a aeronave italiana pretendia enviar mensagem com 23 minutos de duração.¿

A Aeronáutica explicou que ¿o desentendimento deveu-se ao fato de o piloto italiano ter dito que a mensagem duraria two three minutes¿. ¿Desde o pedido inicial até a gravação da íntegra do agradecimento do sumo pontífice - com dois minutos de duração - decorreram aproximadamente oito minutos, sem ter havido qualquer falha de comunicação.¿ A mensagem do papa a Lula só chegou ontem à tarde ao Planalto.

Segundo o radioamador, o papa diz: ¿No momento em que sobrevôo as terras brasileiras para regressar a Roma, desejo externar meus sinceros agradecimentos pela dedicada atenção que me foi dispensada, por Vossa Excelência e demais membros de seu governo (...).¿ O deputado disse que o avião da Alitália tentou comunicar-se com a torre do Recife entre as 23h17 e as 23h37 de domingo. ¿São informações extra-oficiais, mas nos deixam muito preocupados. E se fosse uma mensagem de socorro?¿, indagou. ¿É uma demonstração de falha do nosso sistema, se isso for verídico¿, disse o presidente da CPI, Marcelo Castro (PMDB-PI).

A assessoria da Alitalia disse desconhecer qualquer dificuldade de comunicação. ¿Acho isso uma grande fantasia¿, disse Laura Cerroni, porta-voz da empresa, em Roma. Já a TAM informou que, até ontem, nenhum de seus pilotos havia reportado participação no episódio.