Título: Clodovil diz que se excedeu e pede perdão às mulheres
Autor: Madueño, Denise
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/05/2007, Nacional, p. A9

Depois de muita polêmica, dois pedidos de punição na Corregedoria da Câmara intercalados por uma discussão na qual chamou a deputada petista Cida Diogo (PT-RJ) de ¿feia¿, o deputado Clodovil Hernandes (PTC-SP) resolveu pedir desculpas às mulheres.

Em nota de 26 linhas divulgada por sua assessoria enquanto se submetia a um procedimento médico em São Paulo, o deputado nega ter tido a intenção de ofender as mulheres em suas declarações e diz se arrepender de não ter se dado conta de que ¿ultrapassava limites do politicamente correto¿.

¿Peço desculpas às mulheres. Elas sabem, pois me conhecem há anos - e não somente agora na figura de deputado federal -, que sou assim, que às vezes me empolgo e falo demais, mas que isso não significa, em momento algum, desprezo ou desrespeito pelas mulheres, que, num país como o nosso, cheio de injustiças, representam papel de extrema relevância¿, afirma o deputado.

Na nota, não há citação a Cida Diogo. O que provocou o pedido de desculpas foi a declaração de Clodovil, em entrevista no dia 19 de abril, quando disse: ¿As mulheres ficaram muito ordinárias, ficaram vulgares, cheias de silicone e, hoje em dia, as mulheres trabalham deitadas e descansam em pé. A gente não pode concordar com esse tipo de coisa.¿ A deputada petista reclamou e recolheu assinaturas em uma representação contra o deputado, o que levou a um novo atrito.

Na quarta-feira passada, durante sessão no plenário, Clodovil chamou Cida Diogo de ¿feia¿. A parlamentar caiu em prantos, o que acabou levando à suspensão temporária da sessão. No dia seguinte, Clodovil disse ter sido ¿cruel¿, reafirmou que considerava a deputada ¿feia¿, mas afirmou que não se retrataria.

HIPERTENSÃO

Desde a noite de segunda-feira, o deputado está internado na Clínica Santé, em Moema, zona sul de São Paulo, com crise de hipertensão e dor torácica. Clodovil chegou à clínica, às 20h30, com fortes dores no peito.

De acordo com os médicos, o quadro clínico do deputado apresenta evolução favorável, mas ele deverá ficar internado, para exames, pelo menos até amanhã.