Título: Contratos no Rio terão inspeção extraordinária
Autor: Macedo, Fausto
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/05/2007, Nacional, p. A7

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) fará inspeções extraordinárias em todos os contratos que a Construtora Gautama, investigada pela Polícia Federal na Operação Navalha, mantém no Estado, decidiu o presidente da corte, conselheiro José Maurício Nolasco.

Ele anunciou a decisão ontem, durante abertura da sessão plenária da instituição. A empreiteira tem contratos de obras com a Companhia Estadual de Habitação (Cehab), estatal controlada pelo governo estadual, e com prefeituras fluminenses.

Nolasco informou que já havia uma programação de inspeções ordinárias para este ano a ser realizada pelos técnicos e auditores da Secretaria-Geral de Controle Externo do TCE. Mas o surgimento das denúncias contra a Gautama o levou a determinar que fossem feitas as inspeções especiais. Técnicos do Controle Externo já começaram a planejar o trabalho, que começará nos próximos dias.

Em um dos contratos a ser investigado, de R$ 147,4 milhões, a Gautama figura em consórcio com a Construtora Andrade Gutierrez. Ele foi assinado com a Prefeitura de São Gonçalo, cidade na região metropolitana do Rio, para obras de canalização dos rios Imboaçu, Alcântara e Madeira, construção de casas populares, pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário.