Título: Japonesa Toyota se rende ao automóvel bicombustível
Autor: Silva, Cleide
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/05/2007, Negócios, p. B12
A Toyota, a maior montadora do mundo, se rendeu aos automóveis flex e apresentou ontem os modelos Corolla e Fielder que podem ser abastecidos com álcool ou gasolina nas versões com motor 1.8. É a última montadora instalada no País a lançar modelos bicombustível, hoje responsáveis por 82% das vendas totais de automóveis. A tecnologia da Toyota foi desenvolvida no Japão por técnicos brasileiros e japoneses e, inicialmente, será exclusiva para o mercado nacional.
'É o primeiro carro flex da Toyota no mundo e demonstra a importância desse mercado no plano estratégico da Toyota', afirmou o presidente da empresa no Mercosul, Shozo Hasebe. 'No futuro, poderemos estudar a adaptação da tecnologia para outros mercados, mas no momento ela é exclusiva para o Brasil', disse o executivo, ao ressaltar que o País é o único que utiliza 100% de álcool nos carros.
A empresa investiu US$ 15 milhões no desenvolvimento da tecnologia flex, que é similar às outras disponíveis no mercado. Para apresentar o produto à imprensa ontem, no Guarujá (SP), a empresa trouxe técnicos do Japão que trabalharam no projeto.
Os planos de ter uma nova fábrica no País para produzir um carro compacto de baixo custo começam a se acelerar. Hasebe visitou quatro Estados - um deles o Rio Grande do Sul -, mas ainda não definiu onde vai instalar a nova unidade. Indaiatuba (SP), onde está a fábrica atual, foi descartada. 'Há um morro atrás do terreno e as despesas com terraplenagem seriam altas', disse o executivo, que não informou prazos para a decisão e nem investimentos necessários. Nos últimos dez anos, a empresa investiu US$ 1 bilhão nas fábricas do Brasil e da Argentina.
A Toyota tem 3,6% do mercado brasileiro e sonha atingir 10% em 2010, o que só alcançaria com um carro popular. Mas quanto mais demora a decisão sobre a nova fábrica, mais distante fica a projeção. A Toyota prefere seguir uma filosofia que determina o tempo certo (teki-ji), o lugar certo (teki-ti) e o carro certo (teki-sha).
Este ano, mesmo com a chegada das versões flex, a Toyota projeta vender 34 mil unidades do Corolla, mil a menos que em 2006. 'Teremos de parar a fábrica várias vezes para ajustar a linha de montagem para o início da produção da nova geração do Corolla', informou Luiz Carlos de Andrade Junior, vice-presidente da Toyota.
O novo modelo, em sua 10ª geração, já está à venda no Japão. No Brasil, o modelo perdeu no primeiro quadrimestre a liderança no segmento de sedãs para o Honda Civic, depois de vários anos como o mais vendido.
Somando os demais modelos da marca, a Toyota espera vender no Brasil este ano 70,5 mil veículos, ante 69,7 mil em 2006.