Título: Na CPI do Apagão, líder admite possibilidade de erro do controle
Autor: Tavares, Bruno
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/05/2007, Metrópole, p. C4

Em depoimento ontem à CPI do Apagão Aéreo da Câmara, o presidente do Sindicato de Controladores de Proteção de Vôo, Jorge Botelho, admitiu a possibilidade de os controladores de vôo terem errado no dia do acidente entre o Boeing da Gol e o jato Legacy, em 29 de setembro. 'A meu ver pode ter havido erros dos controladores. Mas estão tirando de foco as autoridades, que não supriram as deficiências que levaram ao acidente.' Botelho disse que é preciso 'cobrar daqueles que têm de pôr os equipamentos e as condições de segurança para que os controladores trabalhem'.

Também em depoimento à CPI, o presidente da Associação Brasileira de Controladores de Tráfego Aéreo (ABCTA), sargento Wellington Rodrigues, disse que falhas no software do Cindacta-1, em Brasília, levaram os controladores de vôo ao erro.

Rodrigues explicou que o software usado nos Cindactas foi feito para que os planos de vôo das aeronaves entrem na tela, mesmo que não haja autorização dos controladores de vôo. No dia do acidente com o avião da Gol, o plano de vôo do Legacy previa que, depois de passar de Brasília, o jato baixaria de 37 mil metros para 36 mil metros. A tela do Cindacta-1 detectou que o jato desceu, mas na realidade ele continuava a 37 mil metros. 'O software foi concebido para o plano de vôo entrar na tela, independentemente da autorização dos controladores. Isso realmente levou os controladores a acreditar que o jato estava a 36 mil metros', disse o sargento.

'NÃO SOMOS SABOTADORES'

O sargento quase chorou ao lembrar o dia do acidente. 'Não somos sabotadores, terroristas, não somos panos de chão. Somos homens honrados', disse. Ele afirmou que a Associação vai processar quem acusou os controladores de vôo de sabotagem. No auge da crise aérea, o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, chamou os controladores de sabotadores.

Obrigado por seus superiores a ir à CPI fardado , Rodrigues confirmou a informação do deputado Vic Pires Franco (DEM-PA) de que, há duas semanas, dois aviões de grande porte quase colidiram no ar, perto de Brasília. 'Só não tenho o tipo de aeronave', disse Rodrigues. 'Tive informação de que eram um Boeing e um Airbus e que chegaram a raspar tinta', afirmou Franco. O Comando da Aeronáutica informou que não houve registro de risco de colisão no período.