Título: Governador do Piauí nega contato com a Gautama
Autor: Macedo, Fausto e Garcia, Antônio Carlos
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/05/2007, Nacional, p. A5

O governador petista Wellington Dias vai solicitar ao Ministério de Minas e Energia o cancelamento dos contratos com a Construtora Gautama. Sua preocupação é que obras de eletrificação sob responsabilidade da empresa sofram atrasos ou fiquem paralisadas. ¿Estou propondo à Cepisa (Companhia Energética do Piauí), à Eletrobrás e ao Ministério de Minas e Energia que, havendo convencimento (da fraude na licitação), de pelo menos um deles, que seja feito o encerramento do contrato. O Piauí não pode esperar o processo normal de um ano, dois anos, e só então beneficiar essas 15 mil famílias¿, disse o governador ao Estado.

Segundo relatório da Polícia Federal, a licitação para fazer 15.850 ligações elétricas foi fraudulenta e combinada entre Zuleido Veras, dono da Gautama, e a Cepisa.

Ex-presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados, governador reeleito e com bom trânsito junto ao presidente Lula, Dias nega ter mantido qualquer ligação com representantes da Gautama ou intercedido por ela em órgãos federais. Admite que conversou em várias ocasiões com o ex-ministro Silas Rondeau para acelerar a implementação do Programa Luz para Todos. ¿Em nenhuma vez estive em qualquer ministério tratando especificamente de um contrato. Não tive contato com ninguém da Gautama, o seu presidente não sei quem é. Só agora, na investigação, tomei conhecimento de que tinha uma empresa fazendo esse trabalho do Luz para Todos.¿ Dias disse que a Gautama não tem outros contratos com o Piauí, nem a empresa recebeu até agora um tostão do governo.

Ele também rechaça a acusação de que o lobista Sérgio Luiz de Sá o teria apresentado a pessoas influentes para intermediar negócios ¿Graças a Deus tenho acesso direto a Lula. E também nos ministérios todos sempre me receberam, não preciso de intermediários.¿