Título: Teerã detém mais um americano
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/05/2007, Internacional, p. A16

O Instituto Open Society de George Soros anunciou ontem que o Irã prendeu um de seus funcionários, o cientista social e urbanista Kian Tajbakhsh, que tem dupla cidadania (americana e iraniana). Segundo o Instituto, Tajbakhsh foi preso em Teerã no dia 11.

O Ministério do Interior iraniano acusou o Instituto de Soros de promover uma ¿revolução suave¿ - termo utilizado pelo governo do Irã em referência a uma suposta conspiração dos EUA de usar intelectuais iranianos para enfraquecer o governo do país.

O urbanista é a quarta pessoa com dupla cidadania a ser presa no Irã nos últimos meses. Os outros presos são a diretora para o Oriente Médio do Woodrow Wilson International Center, de Washington, Haleh Esfandiari; a jornalista Parnaz Azima; e uma terceira pessoa ainda não identificada.

A Casa Branca disse ontem que as prisões feitas pelo governo do Irã não têm relação alguma com a situação dos cinco iranianos detidos em janeiro pelos EUA no Iraque. Os EUA alegam que os presos eram da Guarda Revolucionária do Irã e apoiavam os insurgentes iraquianos. O Irã afirma que os detidos são diplomatas.

Na segunda-feira, Irã e EUA vão se reunir no Iraque para discutir a segurança no país.