Título: Irã ampliou programa nuclear, diz relatório
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/05/2007, Internacional, p. A16

O Irã não apenas ignorou um prazo do Conselho de Segurança da ONU para deter suas atividades nucleares como ampliou seu programa de enriquecimento de urânio, indicou ontem um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). Coincidindo com a divulgação do relatório, nove navios de guerra dos EUA, com 17 mil marinheiros e fuzileiros navais, chegaram ao Golfo Pérsico para um exercício militar, em uma explícita demonstração de força.

Os EUA criticaram o Irã e anunciaram que consultarão novamente seus aliados sobre os passos a seguir no caso. O conteúdo do relatório não é uma surpresa, mas analistas dizem ele deve abrir a porta para novas sanções contra Teerã.

A avaliação da AIEA concentra uma ¿lista de desafios contínuos do Irã à comunidade internacional e mostra que os líderes do Irã somente estão aprofundando o isolamento do povo iraniano¿, disse o porta-voz de Segurança Nacional da Casa Branca, Gordon Johndroe.

O Irã, por sua vez, rejeitou o relatório da agência da ONU e desmentiu a afirmação de que criou obstáculos às inspeções. No relatório, a AIEA afirma que sua capacidade de controlar o programa nuclear iraniano havia diminuído por causa dos obstáculos apresentados pelo Irã ao trabalho de seus inspetores.

O negociador-chefe nuclear do Irã, Ali Larijani, também declarou que Teerã permanece comprometido com o Tratado de Não-Proliferação Nuclear.

O Conselho de Segurança da ONU impôs em 24 de março uma segunda série de sanções contra o Irã e deu um novo prazo de 60 dias para que o país suspendesse seu programa de enriquecimento de urânio. Segundo a AIEA, o Irã tem em funcionamento oito cascatas (séries) com 164 centrífugas cada uma na central nuclear de Natanz e está instalando outras cinco cascatas. Um funcionário de alto escalão da ONU disse que se o Irã continuar nesse ritmo terá 3 mil centrífugas até o fim de junho.

O Irã anunciou no mês passado que já estava produzindo urânio (combustível nuclear) em escala industrial. Contudo, para chegar a esse nível, Teerã precisaria de, no mínimo, 3 mil centrífugas trabalhando de forma ininterrupta.

O relatório também acusa o Irã de bloquear os esforços da AIEA para investigar as atividades suspeitas, dizendo que, por causa disso, não podia fornecer garantias de que as atividades nucleares do Irã são de natureza exclusivamente pacíficas.

O Conselho de Segurança teme que o Irã esteja secretamente tentando desenvolver armas nucleares. O Irã defende seu direito de ter um programa nuclear e diz que está produzindo urânio enriquecido (5%) para usinas atômicas. No entanto, ele pode estar produzindo urânio altamente enriquecido (95%) para uma bomba.