Título: Brasil reduz número de fumantes
Autor: Thomé, Clarissa
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/06/2007, Vida&, p. A17

O número de brasileiros fumantes no País caiu à metade em 17 anos. Em 1989, 34% da população com mais de 18 anos fumava. Em 2006, esse índice baixou para 16%. Os dados fazem parte de um relatório produzido com base em levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz e encaminhado pelo Ministério da Saúde à Organização Mundial de Saúde (OMS).

¿A OMS publicará boletim com análise sobre as políticas antitabagistas no mundo. Fica evidente que o Brasil foi o país que mais reduziu proporcionalmente o número de fumantes na sua população. Enquanto Japão e Estados Unidos reduziram, em média, 0,5% ao ano, o Brasil diminui 2,5%. Isso é resultado de política pública e de mobilização da sociedade¿, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Ele esteve no Rio ontem, Dia Mundial sem Tabaco, para o lançamento da Rede Ibero-Americana para o Controle do Tabagismo (RIACT), que inclui países da América Latina, Portugal e Espanha. A rede vai trocar dados pela internet sobre ações bem-sucedidas. Estão previstas reuniões, fóruns e a publicação de notícias.

LOCAIS FECHADOS

Ontem, Temporão reiterou que é a favor da proibição total do fumo em ambientes fechados. ¿Vou chamar a direção da Anvisa para conversar¿, disse o ministro, referindo-se à regulamentação do fumo em locais fechados.

¿A idéia de criar espaços confinados específicos para fumantes é cara para bares e restaurantes. E é ruim porque cria um gueto num espaço que deveria ser de confraternização. O caminho a que deve ser discutido com a sociedade e o comércio é a proibição do fumo em ambientes fechados.¿

O gerente de produto derivado de tabaco da Anvisa, Humberto Martins, disse que a agência vai regulamentar uma lacuna deixada pela Lei 9.294/96, que trata da proibição do fumo em ambientes fechados, para evitar que continuem a existir áreas para fumantes que não são isoladas.