Título: 'Ele merece de nós a presunção de inocência'
Autor: Scinocca, Ana Paula
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/05/2007, Nacional, p. A5

A líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), acredita que, por enquanto, o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), reúne as condições necessárias para se manter no posto e merece de seus colegas a ¿presunção de inocência¿. Ontem, depois de se reunir com a bancada petista, a senadora disse ter concluído que o ideal é aguardar outras explicações que possam ser concedidas por ele, para esclarecer denúncias que liguem seu nome às investigações realizadas na Operação Navalha da Polícia Federal. Ideli também condena o vazamento à imprensa de informações a respeito do caso e propõe que seja removido o segredo de Justiça do caso.

O senador Renan Calheiros deve se afastar do cargo?

A bancada se reuniu e tivemos o entendimento de que o senador Renan Calheiros merece de todos nós uma presunção de inocência. Ele se explicou, apresentou documentos e deu esclarecimentos sobre o que ocorreu. Decidimos que, quanto a fatos novos que surgirem em relação a esse caso, vamos manter essa mesma posição. Vamos aguardar até que ele dê novas explicações.

As explicações que ele deu no caso da reportagem da revista Veja foram suficientes?

Aquele material traz uma série de informações, mas não apresenta um documento sequer, nenhuma prova do que está sendo dito ali. No final das contas, o ônus da prova ficou por conta do acusado e não do acusador, o que vai contra todos os princípios básicos de uma acusação. O ônus da prova deve ser do acusador. Eu acredito que ele apresentou documentos e deu explicações. Se elas não foram suficientes, ele poderá dar novas explicações posteriormente. Mas o ideal é que quem o acusa forneça essas provas.

Como a sra. avalia a evolução das denúncias contra ele?

O problema que vemos é que, apesar de tudo correr em segredo de Justiça, a imprensa parece ter acesso a tudo. Nós temos visto que, todos os dias, vaza uma gotinha. Vocês (jornalistas) divulgam tudo aos poucos e nós não sabemos exatamente o que está acontecendo. Acredito que, já que é para termos essas informações dessa forma, o ideal seria que todos nós tivéssemos acesso a isso. O que acontece é que praticamente todos os dias nós temos uma nova surpresa.

Na visão da sra., é justificável que outros parlamentares peçam o afastamento dele?

Não respondo pelo comportamento de outras pessoas. Não tenho como me pronunciar sobre isso.