Título: Rondeau e governadores depõem hoje
Autor: Rocha Filho, Milton F. da e Rodrigues, Ricardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/05/2007, Nacional, p. A8

O ex-ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, e os governadores Jackson Lago (Maranhão) e Teotônio Vilela Filho (Alagoas) foram convocados para prestar depoimento ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), sobre seu suposto envolvimento no esquema que fraudava e superfaturava obras públicas. A ministra Eliana Calmon, responsável por conduzir o inquérito no tribunal, também pretende ouvir ainda hoje o deputado distrital Pedro Passos Júnior (DF) e o procurador do Estado do Naranhão, Ulysses Martins.

Todos estão intimados a prestar informações sobre as denúncias que resultaram da Operação Navalha, deflagrada há algumas semanas pela Polícia Federal. Os depoimentos de hoje marcam o início da segunda fase de interrogatórios resultantes da operação. Durante sete dias, Eliana Calmon inquiriu quase todas as pessoas que haviam sido presas no decorrer da operação da PF. Ontem, a ministra tinha encontro previsto com representantes do Ministério Público Federal, para discutir estratégias para investigação patrimonial da Construtora Gautama - comandada pelo empresário Zuleido Veras - e dos suspeitos de envolvimento no esquema de fraudes deflagrado pela PF.

O ex-ministro Silas Rondeau deixou o cargo no último dia 22, diante de denúncias de que teria recebido propina da diretora da Gautama Fátima Palmeira. Imagens veiculadas na mídia mostraram a funcionária da construtora ingressando na área do Ministério de Minas e Energia na qual fica o gabinete do ministro. Ela teria utilizado inclusive a entrada privativa do prédio para entregar um envelope que supostamente conteria R$ 100 mil.

Também acusado de envolvimento no esquema, Lago teve dois de seus sobrinhos presos na Operação Navalha, sob acusação de ter recebido propina no esquema comandado por Zuleido.

Passos, por sua vez, aparece em gravações feitas pela PF negociando com Fátima Palmeira. Além disso, conversas gravadas entre a diretora da Gautama e Zuleido sugerem o pagamento de propina ao deputado distrital.

Em Maceió, o governador Teotônio Vilela Filho confirmou por meio de sua assessoria de imprensa que comparecerá à audiência no STJ, agendada para as 8h. Ele afirmou que tem como objetivo esclarecer os fatos, além de reiterar o compromisso com a lisura e a transparência na condução do governo.

Teotônio disse ainda que comparecerá com a maior boa vontade, no sentido de colaborar com a Justiça, como o faz desde o início dessa operação. A convocação do governador foi feita por meio de um telegrama assinado pela própria ministra Eliana Calmon.

A operação da PF resultou na prisão de dois integrantes do primeiro escalão do governo de Alagoas: Adeílson Bezerra (ex-secretário de Infra-Estrutura) e Enéas Alencastro, chefe do escritório de Alagoas em Brasília, apontado como braço direito do governador, para quem trabalhou no gabinete no Senado até o final do ano passado quando Teotônio exercia o mandato de senador por Alagoas.