Título: Oposição a governo une estudantes, mas alunos chavistas saem em seu apoio
Autor: Costas, Ruth
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/05/2007, Internacional, p. A11
Milhares de estudantes venezuelanos saíram ontem às ruas, pelo terceiro dia consecutivo, para protestar contra o fechamento da RCTV, numa ação como não se via fazia oito anos. ¿É a primeira vez que vemos estudantes de instituições públicas e privadas unidos desde 1999, quando os atos de oposição ao presidente passaram a ser dirigidos principalmente por partidos e classes empresariais¿, disse ao Estado o cientista político Oscar Reyes, da Universidade Católica Andrés Bello. Os protestos ocorreram em Caracas, San Cristóbal, Mérida, Valencia e outras cidades. Segundo a TV Globovisión, mais de cem manifestantes foram detidos em várias partes do país. Na capital, os estudantes entregaram na sede da Organização dos Estados Americanos um documento denunciando o autoritarismo e as ameaças à liberdade de expressão. À tarde, alguns deles voltaram a entrar em choque com a polícia. Na véspera, quatro estudantes foram feridos a tiros nos choques. ¿Não estamos aqui só pela RCTV, mas porque sabemos que este é só o começo de um ciclo de ataques à liberdade de expressão que sem dúvida chegará à universidade¿, disse ao Estado Zuleica Gonsálvez, de 21 anos, da Universidade Simón Bolívar.
Os estudantes chavistas também marcaram posição. Uma manifestação que acabou diante do Palácio de Miraflores celebrou o nascimento da Televisão Venezuelana Social, criada pelo governo para substituir a RCTV. O ato foi integrado principalmente por alunos da estatal Universidade Bolivariana e das ¿missões¿ educacionais do governo.
Na Assembléia Nacional, onde os partidos governistas ocupam todas as cadeiras, alguns deputados surpreenderam e criticaram o fechamento da RCTV. ¿O pluralismo não pode ser só um discurso para nós (chavistas)¿, disse o deputado Ismael García. ¿O caso da RCTV foi o primeiro a dividir os chavistas, e não só os políticos, mas a base de apoio do presidente. Muitos que votaram em Chávez se divertiam com novelas e programas da emissora¿, diz Reyes.