Título: Questão ambiental é um dos grandes obstáculos
Autor: Warth, Anne e Pereira, Renée
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/05/2007, Economia, p. B1
Não faltam motivos para incertezas quanto à garantia de abastecimento de energia elétrica no País a partir de 2012. Um dos principais é a dificuldade que o governo tem enfrentado para conseguir o licenciamento ambiental de hidrelétricas, já que a maioria está localizada em áreas mais sensíveis do ponto de vista ambiental, como é o caso da Região Norte.
Um exemplo são as usinas do Rio Madeira (Jirau e Santo Antônio), que ainda não foram leiloadas por não terem a licença prévia autorizada pelo Ibama. O problema é que o complexo é a grande aposta do governo federal para garantir o abastecimento a partir de 2012. Para o País não ter restrições na oferta a partir dessa data, o licenciamento das usinas teria de sair até o fim desta semana. Por causa do período hidrológico do rio, se passar desse prazo, as obras das hidrelétricas atrasam em um ano, ou seja, só começariam em 2009.
Nesse caso, a expectativa é de suprir a demanda com energia produzida pelo gás, carvão, óleo combustível e diesel. 'O que vai na contramão da onda mundial para reduzir o efeito estufa', disse o vice-presidente da Abiape, Cristiano Abijaode Amaral.
Na geração térmica, o País também tem problemas, já que não há gás suficiente para atender a todos os mercados. A Petrobrás deverá comprar gás natural liquefeito (GNL) de outros países para abastecer as térmicas até que a Bacia de Santos comece a produzir.