Título: 'Se a lista fechada cair, cai o projeto todo'
Autor: Madueño, Denise
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/06/2007, Nacional, p. A7

Relator do projeto de reforma política, o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) acusa os críticos da proposta de desejarem manter o atual sistema, para ele, gerador de escândalos. Segundo Caiado, se o item sobre a eleição em lista partidária fechada não for aprovado, todo o resto da reforma fica prejudicado.

O que tem chances reais de ser votado na reforma política?

A lista fechada vai a voto primeiro. Se a lista cair, cai o projeto todo. Retiraremos todo o resto, porque o resto é condicionado à lista. Se não tiver lista, não tem como distribuir o dinheiro para os partidos. Aí, por que criar federação de partidos? Também não tem sentido. Aí são remendos que não alteram em nada o problema que está levando a crise ao Congresso Nacional.

Há grande divisão sobre os dois temas principais: financiamento público de campanha e a lista fechada. Eles serão votados?

Tem de colocar o dedo no painel e saber quem vai ser a favor e quem vai ser contra. Quem for contra assuma. Vá no plenário e diga: ¿Eu sou contra, eu quero continuar tendo de fazer caixa, eu quero continuar tendo de receber doadores de campanha.¿ Chegamos a um ponto em que eu não sei como as pessoas não se sensibilizaram nem acordaram para isso. O sistema é um desestímulo aos novos talentos. Cidadão de bem não quer entrar na política porque vai gastar o patrimônio ou estará envolvido em escândalos.