Título: Sérvia, com apoio russo, rejeita declaração
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/06/2007, Internacional, p. A8

A Sérvia rejeitou ontem as declarações do presidente americano, George W. Bush, em favor da independência de Kosovo e ressaltou que o status futuro da província ¿está nas mãos do Conselho de Segurança da ONU e não nas dos EUA¿. Srdjan Djuric, assessor do primeiro-ministro sérvio, Vojislav Kostunica, disse que Belgrado conta com firme apoio russo para manter a província como território sérvio. A confiança de Djuric deve-se ao encontro entre Kostunica e o presidente russo, Vladimir Putin, anteontem, em São Petersburgo, no qual o líder russo garantiu ao colega sérvio que mantém sua oposição à independência.

A Rússia reagiu às declarações de Bush reafirmando que usará seu poder de veto no conselho para barrar qualquer resolução que torne Kosovo independente. ¿A posição da Rússia se mantém¿, disseram ontem fontes próximas ao presidente Putin.

Essas fontes, citadas pela agência de notícias russa Interfax, afirmaram que as declarações feitas por Bush ¿estão relacionadas ao começo da campanha eleitoral nos EUA¿.

Os russos alegam que o reconhecimento da independência da província violaria a lei internacional de respeito à integridade territorial dos países. Para o Kremlin, a autonomia da província abriria um perigoso precedente para outros territórios separatistas. Diplomatas afirmam ainda que a posição da Rússia se relaciona, em parte, à decisão do Kremlin de retomar o papel russo na comunidade internacional e à histórica proximidade entre russos e sérvios.