Título: Em meio a choques, casa de premiê palestino é atacada
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/06/2007, Internacional, p. A10
Três palestinos morreram e outros sete ficaram feridos na nova onda de choques entre as facções rivais Fatah - do presidente palestino, Mahmud Abbas - e Hamas, extremista. Homens armados abriram fogo contra a casa do primeiro-ministro palestino, Ismail Haniyeh, do Hamas.
Até a noite de ontem, não havia informações sobre feridos no ataque contra a residência de Haniye, no campo de refugiados de Shati. Essa foi a primeira vez que Haniyeh foi alvo de um ataque e o incidente indica um possível acirramento do confronto.
Segundo testemunhas, a violência de ontem se intensificou depois que partidários do Hamas seqüestram um membro do Fatah e o jogaram de um prédio de 15 andares. O assassinato deflagrou novos confrontos em toda a cidade. Militantes do Fatah invadiram a casa de Mohammed al-Rifati, clérigo do Hamas, matando-o. Horas depois, seu corpo foi deixado num hospital da cidade. Militantes do Hamas prometeram vingar a morte de Al-Rifati.
Logo antes da meia-noite, um membro do Hamas foi jogado de um prédio de 12 andares.
A TV palestina informou ontem que Haniyeh ordenou ontem que as facções rivais saiam das ruas hoje para permitir a 24 mil estudantes palestinos irem à escola para fazer seus exames finais.
Também ontem, Israel lançou um ataque aéreo no sul de Gaza - o primeiro deste ano -, segundo os israelenses contra posições do grupo Jihad Islâmica. Israel informou que membros armados da Jihad haviam cruzado ilegalmente a fronteira na véspera.