Título: Líbano sofre maior baixa em confrontos
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/06/2007, Internacional, p. A10
Fontes libanesas admitiram que pelo menos 11 de seus soldados foram mortos neste fim de semana durante os confrontos com militantes do grupo islâmico Fatah al-Islam no campo de refugiados palestinos Nahr al-Bared, no norte do país. Outros 40 soldados ficaram feridos. Essas são as mais pesadas baixas entre os militares libaneses desde o início da onda de violência, no dia em 20.
Segundo a agência de notícias oficial do Líbano, as baixas foram maiores porque o Exército atacou o principal reduto dos militantes no campo, na periferia de Trípoli. No sábado, os militares anunciaram ter assumido o controle de vários prédios no campo. O Fatah al-Islam, no entanto, negou as informações.
Durante uma pausa nos confrontos de ontem, a Cruz Vermelha retirou do local 75 civis, a maioria mulheres, crianças e idosos, e levou-os para o campo de Beddawi. Além disso, dois corpos foram retirados dos escombros, mas as autoridades não confirmaram se as vítimas eram civis ou militantes. A maioria dos moradores do campo deixou o local, mas milhares de civis permanecem em suas casas. No principal estádio de Trípoli, milhares de pessoas manifestaram ontem seu apoio ao Exército Libanês.