Título: 'Decisão é parte de processo irreversível'
Autor: Arruda, Roldão
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/06/2007, Nacional, p. A12

Coordenador do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) na região Norte 1, que inclui Amazonas e Roraima, Guenter Francisco Loebens considera ¿uma grande vitória e parte de um processo irreversível¿ a determinação da retirada das empresas da reserva indígena Raposa Serra do Sol. Para ele, a visão do governo estadual e de empresários, segundo a qual a demarcação das terras indígenas atrapalha o desenvolvimento de Roraima, é equivocada. ¿Metade da população rural do Estado é composta por índios. Assim, ao garantir a terra às populações indígenas, estamos proporcionado melhor condição de vida aos nossos agricultores.¿ A seguir, trechos da entrevista.

Como o sr. viu a decisão do STF?

A medida foi altamente favorável aos índios na medida em que se reconheceu o seu direito histórico àquelas terras e, ao mesmo tempo, se obstruiu o processo de exclusão das populações indígenas.

Existem casos de violência contra índios?

Reiteradas vezes, os fazendeiros usaram de violência e intimidação contra índios e seus aliados. Com a decisão, entretanto, já se deu um passo para resolver a questão sem violência, dentro da legalidade. Acredito que, agora, as tensões tendem a diminuir.

Por que o sr. considera a decisão do Supremo Tribunal Federal irreversível?

Porque ela não deixa dúvidas sobre a demarcação. Acredito que os fazendeiros deveriam discutir, agora, como deve ser a sua retirada e não tentar permanecer na área.

Uma das reclamações de arrozeiros e pecuaristas é que quase 80% do Estado está protegido na forma de reservas indígenas e áreas de proteção ambiental. Não sobra muito pouco para estimular o desenvolvimento?

Esta questão encerra um equívoco, fruto de uma visão segundo a qual as populações indígenas não estão incluídas na luta pelo desenvolvimento. No entanto, metade da população rural de Roraima é composta por indígenas. Dessa forma, ao garantir terras aos índios e à preservação ambiental, estamos incentivando o desenvolvimento, com respeito ao meio ambiente

Qual será, em sua visão, a atitude dos fazendeiros e agricultores diante desse quadro adverso?

Acredito que, como têm feito, vão insistir um pouco mais na questão judicial. Nós, de nossa parte, estamos preocupados, agora, em garantir criação e desenvolvimento de economia sustentável para melhorar a vida das populações indígenas. Gastamos muita energia nesta luta e queremos, agora, nos preparar para este novo passo, de melhorar qualidade de vida dos índios.