Título: Kasparov critica Bush por amizade com russo
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2007, Internacional, p. A15
O líder da oposição russa, Garry Kasparov, criticou ontem os EUA e os demais países do G-8 por permitirem ao presidente russo, Vladimir Putin, apresentar-se como um líder do mundo livre. De acordo com Kasparov, ex-campeão mundial de xadrez, a Rússia não deveria participar da cúpula do grupo, uma vez que Putin teria acabado com a democracia russa.
O presidente americano, George W. Bush, foi um dos principais alvos das críticas. Para Kasparov, Bush não pressionou Putin em relação à crescente falta de democracia na Rússia. O líder opositor criticou ainda a demonstração pública de amizade de Bush em relação a Putin, a quem chama de ¿Vladimir¿.
¿Bush ainda tenta encontrar um consenso com Putin. Enquanto isso, `Vladimir¿ o chama de `Adolf¿¿, afirmou, em referência ao discurso de Putin de 9 de março, quando comparou indiretamente a política atual dos EUA à do Terceiro Reich.
Kasparov reuniu-se com Bush no início da semana, durante a visita do líder americano à República Checa. Em Praga, Bush participou de um encontro com ativistas de direitos humanos e defensores da democracia. No evento, Bush afirmou que as reformas na Rússia haviam fracassado, o que poria em risco a democracia russa.
Críticos afirmam que Putin prejudicou a democracia no país ao centralizar o poder no Kremlin e perseguir grupos de oposição e meios de comunicação independentes. Em dezembro, os russos votarão nas eleições legislativas do país. Em 2008, elegerão o novo presidente da Rússia. Putin tem reiterado que não se candidatará.