Título: Relator se licencia e ninguém quer a vaga
Autor: Scinocca, Ana Paula e Costa, Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/06/2007, Nacional, p. A2

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), teve ontem um forte indício de que, apesar de ainda contar com a maioria dos votos, o apoio incondicional de alguns colegas na Casa começa a desmoronar. A mudança ficou patente na dificuldade enfrentada pelo presidente do Conselho de Ética, Sibá Machado (PT-AC), para indicar um relator substituto que concorde em arquivar a denúncia contra ele. Ou seja, alguém que endosse o parecer inocentando-o da suspeita de quebra de decoro parlamentar, como fez o senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA). Sibá adiou de hoje para amanhã a votação do relatório do processo contra Renan - um dos motivos, afirmou, é a necessidade de escolher um novo relator.

Relator inicial do processo, Cafeteira disse a Sibá, por volta das 10h30 de ontem, que, por recomendação médica, ficará 10 dias afastado do cargo. O petista, então, começou a procurar um ¿voluntário¿ por volta das 11 horas para substituí-lo. Quatro horas depois, sem a concordância de nenhum dos possíveis candidatos, informou que ele próprio assumiria a relatoria em caráter temporário, ¿para não atrapalhar os trabalhos¿.

Sibá conversou com os peemedebistas Leomar Quintanilha (TO) e Walter Pinheiro (MG) e com o petista Augusto Botelho (RR). Consultado, o corregedor Romeu Tuma (PFL-SP) alegou que não poderia acumular as duas funções.

Ligado ao senador José Sarney (PMDB-AP), Gilvan Borges (PMDB-AP) avisou que seu nome seria ¿o último¿ da lista de prováveis ocupantes da relatoria. Segundo ele, a dificuldade em preencher a vaga se deve ¿à marcação cerrada¿ da imprensa. ¿Não é patrulhamento. Mas muitos ficaram inibidos em assumir o cargo, só os mais atrevidos é que se atrevem.¿

Sibá disse não saber ainda se, com a possível escolha de um novo relator, haverá mudanças no relatório já concluído por Cafeteira que pede o arquivamento do processo contra Renan. ¿Tenho que estudar o regimento ainda, ver os limites, pode ser que seja passível de mudança.¿ Se isso se confirmar, admitiu, a votação pode ser adiada de novo.

Além da falta de um relator, Sibá justifica o adiamento da sessão com o fato de que só receberá ao meio-dia de hoje a perícia da Polícia Federal sobre a autenticidade dos documentos apresentados por Renan. ¿Temos de estudar os papéis.¿