Título: Polícia Federal contesta reportagem
Autor: Macedo, Fausto
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/06/2007, Nacional, p. A12

Em nota oficial, a Polícia Federal negou que tenha apreendido e divulgado um acervo de fotos em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece ao lado de Nilton Servo, em sua casa, na Operação Xeque-Mate, em que prendeu o empresário sob acusação de chefiar a chamada máfia dos caça-níqueis. A PF também contesta a informação de que essas fotos façam parte do inquérito aberto contra Servo, conforme informou o Estado em sua edição de sábado, na reportagem Em fotos, o presidente e o principal acusado.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, também reagiu à informação. ¿A PF não divulgou o que não lhe pertence e não está no inquérito da Operação Xeque-Mate¿, disse.

Segundo a Polícia Federal, a reportagem do Estado acerta quando diz que o acervo de fotografias pertence à família Servo e foi usado ostensivamente pelo empresário em sua campanha eleitoral fracassada à Prefeitura de Bonito (MS), em 2004, para tentar mostrar sua proximidade com o presidente da República. Mas a reportagem erra, ainda segundo a PF, quando afirma que as fotos foram apreendidas na Operação Xeque-Mate e que constam dos inquéritos dela resultantes. ¿Como diz a reportagem, são fotos fartamente usadas naquela campanha, cinco anos atrás, o que mostra, portanto, que não revelam coisa alguma nos dias de hoje¿, afirmou o ministro da Justiça.