Título: Tiroteio na fronteira entre Israel e Gaza mata 1 e fere 10
Autor: Sant'Anna, Lourival
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/06/2007, Internacional, p. A13

Soldados israelenses e militantes palestinos trocaram tiros ontem em Erez, a principal passagem entre Israel e a Faixa de Gaza. Pelo menos um palestino morreu e dez ficaram feridos, informaram fontes de hospitais palestinos e israelenses.

Segundo uma porta-voz do Exército de Israel, um grupo de palestinos abriu fogo contra uma posição militar israelense, levando os soldados a responder ao ataque. 'Parece que os palestinos queriam chegar a Erez para depois se refugiar na Cisjordânia e foram feridos pelos militantes', disse.

O Comitê de Resistência Popular admitiu que dois membros de seu grupo dispararam contra os soldados de Israel, mas assegurou que os israelenses atiraram contra os civis.

Cerca de 500 palestinos estão concentrados desde o fim de semana em Erez na esperança de viajar para a Cisjordânia. Israel proibiu a passagem livre de palestinos para Erez, permitindo apenas a entrada de um número limitado, após o grupo radical islâmico Hamas tomar na sexta-feira o controle de Gaza.

Os confrontos entre o Hamas e o partido laico Fatah pelo controle da segurança de Gaza deixaram mais de 100 mortos desde o dia 9 e levaram ao colapso do governo de união nacional, formado em março justamente para tentar pôr fim à disputa.