Título: Alunos liberam reitoria se funcionários apoiarem
Autor: Westin, Ricardo e Cafardo, Renata
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/06/2007, Vida&, p. A19

Os estudantes que ocupam a reitoria da Universidade de São Paulo (USP) há 50 dias decidiram ontem à noite em assembléia liberar o prédio hoje até as 16 horas desde que os funcionários, em greve, apóiem a decisão em plenária marcada pelo Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) para 11h30, em frente à reitoria.

Eles aceitaram os termos de uma proposta elaborada por um grupo de cinco professores influentes da instituição que se ofereceu para mediar informalmente as negociações entre alunos e a reitora Suely Vilela e superar um impasse que perdurava havia semanas. Fazem parte do grupo o sociólogo e professor aposentado Francisco de Oliveira, Paulo Arantes, professor aposentado de Filosofia, Luiz Renato Martins, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), João Adolfo Hansen, de Letras, e István Jancsó, do Instituto de Estudos Brasileiros.

Eles apresentaram ontem na assembléia dos estudantes a proposta de acordo negociada com a reitora Suely Vilela, com quem mantiveram várias conversas nesta semana. O texto prevê a não punição de alunos, professores e funcionários grevistas.

Somente serão punidos aqueles que cometeram ¿abusos¿ ou danificaram o patrimônio da universidade durante a invasão. A proposta inclui a construção de mais alojamentos para alunos e o funcionamento de linhas de ônibus na Cidade Universitária também nos finais de semana. Esses eram alguns dos pleitos dos alunos desde os primeiros dias da invasão. A contrapartida da aceitação da proposta é desocupar a reitoria até as 16 horas de hoje.

`SAÍDA HONROSA¿

¿Queremos uma saída honrosa para os dois lados, para que não haja vencedores nem derrotados¿, disse o professor Jancsó. ¿Nossa função é mostrar um terreno possível de entendimento¿, disse Oliveira. Ele disse que a atuação do grupo não foi pedida pelos alunos nem é oficial.

Ontem, estudantes e funcionários participaram de um protesto na Cidade Universitária contra a reintegração de posse da diretoria do campus de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) (leia ao lado).

Cerca de 600 estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) decidiram ontem, em assembléia, passar a quarta noite no prédio da diretoria acadêmica, apesar de a 1ª Vara da Fazenda Pública ter determinado a reintegração de posse.