Título: País perdeu tempo, diz FHC
Autor: Puliti, Paula
Fonte: O Estado de São Paulo, 22/06/2007, Economia, p. B7

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou ontem que o fracasso da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) obrigará o Brasil a rever suas posições em política comercial externa. FHC disse que já não tinha muita esperança a respeito da conclusão da Rodada, mas considera que, de qualquer forma, o fracasso de Doha é grave. 'O Brasil perdeu muito tempo nessas negociações que não avançaram e deixou de fazer acordos bilaterais com outros países', declarou o ex-presidente, durante seminário sobre as relações Brasil-México no Instituto Fernando Henrique Cardoso (IFHC).

O ex-presidente acredita que o chanceler Celso Amorim fará, agora, uma reflexão sobre 'o que erramos'. Para ele, o Brasil apostou em um caminho que não frutificou, mas precisa de um relacionamento mais amplo no comércio exterior.

Fernando Henrique evitou dizer que o governo agiu errado nas negociações de Doha, ressaltando que o Itamaraty tentou até onde pôde. No entanto, disse ele, chegou um momento em que a sociedade precisa decidir se quer ser mais aberta ou mais isolada. 'Se queremos mais abertura, temos de oferecer mais do que oferecemos. Se quisermos ser isolados, vamos voltar à questão Sul-Sul', afirmou.

O ex-presidente destacou que o Brasil poderia ter tirado melhor proveito desse tempo todo em que negociou Doha, se tivesse sido mais realista. Ele ressaltou ainda que os acordos do Mercosul estão sendo ameaçados pelos próprios parceiros do bloco, o que também vai exigir uma reflexão dos responsáveis pela condução da política externa.

QUESTÃO DE FÉ

A respeito das críticas que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, vem fazendo ao Mercosul, o ex-presidente Fernando Henrique comentou que o bloco sul-americano é importante, mas que perdeu-se a fé nele. Para reavivar essa fé no Mercosul, a seu ver, seria preciso criar instituições sólidas.

O ex-presidente lançou dúvidas se a melhor forma de aprofundar as relações comerciais entre Brasil e Venezuela é o Mercosul. Talvez, segundo ele, fosse melhor um acordo bilateral entre os dois países. E, se a Venezuela considerar mais positivo se afastar do Mercosul que o faça, desde que não se distancie do Brasil.