Título: Exército do Líbano ocupa parte de campo palestino
Autor: Sant'Anna, Lourival
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/06/2007, Internacional, p. A18

O Exército libanês afirmou ontem que ocupou todas as posições dos militantes do grupo radical Fatah al-Islam na parte norte do campo de refugiados palestinos de Nahr al-Bared, um mês após o início dos combates. Tropas do governo vinham bombardeando esse setor sem cessar nos últimos dias, destruindo com sua artilharia pesada as posições dos militantes e fazendo-os retroceder para o sul do campo. 'Avançamos metro por metro e vasculhamos bairro por bairro como medida de segurança, pois temíamos que estivessem minados', disse uma fonte do Exército.

Essa parte do campo se encontra em ruínas. O Exército perdeu vários soldados na área e durante seu avanço encontrou corpos de militantes nas posições abandonadas. Pelo menos 140 pessoas, entre elas 74 militares e cerca de 50 militantes, morreram desde 20 de maio, quando começaram os piores confrontos internos no Líbano desde a guerra civil (1975-90).

Mediadores palestinos apresentaram ontem ao Exército libanês um plano para pôr fim aos combates com os militantes em Nahr al-Bared, no norte do Líbano. O plano foi apresentado depois que os mediadores - um grupo de líderes religiosos muçulmanos - se reuniram com membros do Fatah al-Islam no campo. 'Esperamos que a resposta seja positiva', disse o xeque Mohamed al-Haj, um dos mediadores. Ele não deu detalhes da proposta, mas uma fonte política palestina disse que o plano prevê a dissolução do Fatah al-Islam e o envio ao local de uma força de segurança formada pelas principais facções palestinas.