Título: Secretário da Receita defende Renan
Autor: Costa, Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/06/2007, Nacional, p. A8

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), divulgou ontem ofício no qual o secretário da Receita, Jorge Rachid, nega que ele tenha retificado a sua declaração do Imposto de Renda, de 1º de maio para cá. O documento será anexado à defesa que ele encaminhará ao Conselho de Ética do Senado.

Com o ofício de Rachid, Renan quer contestar a denúncia de que reviu a lista de bens apresentada à Receita para comprovar que tinha recursos suficientes para custear a pensão de uma filha, hoje com três anos, e aluguel para mãe da criança, a jornalista Mônica Veloso.

Na quarta-feira, os 15 membros do conselho vão ser reunir para iniciar o exame de representação do PSOL - pedindo que seja investigada a denúncia de que a empreiteira Mendes Júnior é que pagava a pensão e o aluguel em nome de Renan, além de oferecer outros benefícios ao parlamentar. O senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), aliado do clã Sarney, que apóia Renan, será relator do caso.

Com tiroteio dos dois lados - Renan se defendendo e Mônica procurando mostrar que a empreiteira fazia os pagamentos mensais em dinheiro vivo - a denúncia chega à terceira semana. Renan se limitou a apresentar provas de que tem rendimentos suficientes para custear as despesas. Mônica procura mostrar que sua proximidade com o lobista da Mendes Júnior Cláudio Gontijo, de quem receberia R$12 mil mensais, deve-se exclusivamente à ligação de Gontijo com Renan.

Ao depor na Corregedoria do Senado, na terça-feira, o lobista disse ao senador Romeu Tuma (DEM-SP) que depositava o dinheiro na conta de Mônica. No dia seguinte, em carta a Tuma, ela desmentiu a informação, reiterando que dinheiro vivo era entregue em suas mãos.

DÚVIDAS

Entre as perguntas ainda sem resposta, ainda resta esclarecer a existência dos comprovantes de tais depósitos.

É consenso entre os senadores que as suspeitas sobre o presidente do Senado seriam anuladas caso, numa comparação de extratos de Renan e Mônica, coincidissem saques na conta de um com depósitos para o outro. Por ora, no entanto, Renan insiste em que entregava o dinheiro a Gontijo, de quem diz ser amigo há 20 anos, para que ele o repassasse à jornalista.