Título: Ministério planeja mudar gestão
Autor: Manzano Filho, Gabriel
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/06/2007, Nacional, p. A10

Em nota ao Estado, o Itamaraty afirma que ¿desde 1989 o governo não destina recursos para a manutenção da Casa do Brasil em Madri, salvo o pagamento da complementação salarial de seu diretor, no valor de US$ 1.600¿. Uma missão de avaliação foi enviada, em janeiro, para discutir com a Universidade Complutense ¿um projeto de novo estatuto de gestão¿.

O projeto ¿consagra o princípio de autogestão¿, que implica o financiamento da Casa de Madri ¿com recursos próprios, auferidos com os aluguéis e a cobrança de taxas sobre cursos de língua e cultura¿. Em outro item, fica estabelecida ¿a obrigatoriedade de auditoria externa periódica nas contas, para certificar-se da correta aplicação dos recursos¿.

Quanto às queixas do Tribunal de Contas da União, a nota da assessoria do Itamaraty argumenta que ¿as resoluções e acórdãos são sempre atendidos¿ e as tomadas de contas do escritório financeiro de Nova York ¿foram aprovadas até o exercício de 2003¿. Diz ainda: ¿O ministério está implementando o sistema de inscrição no Siafi de 5 postos-piloto: as Embaixadas em Buenos Aires, Tóquio, Londres e Pretória e o consulado-geral em Nova York.¿