Título: Petrobrás anuncia nova descoberta no Espírito Santo
Autor: Pamplona, Nicola
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/06/2007, Economia, p. B7

A Petrobrás anunciou ontem mais uma descoberta de petróleo no litoral do Espírito Santo, região que se tornou uma das principais apostas da companhia para os próximos anos. A empresa encontrou um reservatório de petróleo leve (com melhor valor de venda) na área do antigo bloco BC-60, onde já havia descoberto o chamado Parque das Baleias - que inclui o campo de Jubarte.

A empresa não detalhou os volumes do novo reservatório, alegando que novos testes serão necessários. Em comunicado, disse apenas que se trata de um reservatório com 60 metros de espessura, a uma profundidade final de 4,7 mil metros. O poço descobridor (o primeiro a ser perfurado) produziu uma média de 1,25 mil barris por dia, o que, para a estatal, ¿confirma a potencialidade¿.

O reservatório foi encontrado na área do campo de Pirambu, cuja existência foi confirmada no fim de 2006, e está abaixo da camada de sal que separa a rocha geradora do petróleo brasileiro das reservas conhecidas atualmente no País. A busca por petróleo no pré-sal é recente no País e, segundo especialistas, pode confirmar a existência de grandes reservas.

O petróleo descoberto no Espírito Santo tem 29° API (medida internacional de qualidade). Por essa classificação, quanto mais perto dos 50°, melhor o óleo. O petróleo de Marlim, o maior campo brasileiro, está em torno de 17° API. Já o Brent, negociado em Londres e referência internacional de preços, gira em torno dos 35°.