Título: Senador está processando denunciante, diz advogado
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/06/2007, Nacional, p. A5
O advogado Eduardo Ferrão, que defende o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), das denúncias de que ele teria despesas pessoais pagas pelo lobista da empreiteira Mendes Júnior Cláudio Gontijo, disse que as novas acusações, feitas pelo bicheiro Plínio Batista, são ataques de adversários políticos da família Calheiros em Alagoas.
¿Essas questões já surgiram durante as campanhas eleitorais e o senador tem processado os autores de denúncias a respeito desses temas. É preciso verificar no fórum de Alagoas¿, afirmou o advogado.
Ferrão disse que desconhece o suposto financiamento do bicheiro à campanha eleitoral de seu cliente. ¿Não tenho conhecimento disso¿, declarou o advogado. Batista afirma ter financiado a campanha de Renan ao Senado de 1994. O bicheiro teria pago propaganda, santinhos, camisetas e até custeado o abastecimento de carros de campanha. Naquela época, sustenta o bicheiro, Renan não tinha dinheiro para bancar o material de campanha.
REQUENTADAS
De acordo com o advogado de Renan, as denúncias de Batista estariam sendo requentadas agora pelos adversários paroquiais do presidente do Senado. ¿Acho que isso está sendo requentado agora e acredito que não tem procedência.¿
Ele pediu prazo de uma hora para obter informações mais precisas de Renan, mas até o fechamento desta edição ainda não entrara em contato com a reportagem para trazer novos esclarecimentos.
A assessoria de imprensa do senador afirmou que, durante a crise política que ele enfrenta por conta das denúncias, somente Ferrão estaria autorizado a dar informações e a rebater as acusações.
O bicheiro Plínio Batista admitiu que já foi acusado de vários crimes e, depois de ser amigo da família, tornou-se adversário político do presidente do Senado. Ele garantiu, no entanto, que nunca sofreu nenhum processo por afirmar que o senador teve uma de suas campanhas eleitorais financiada com o dinheiro ilegal do jogo do bicho.