Título: Clã Calheiros domina emendas; senadores cobram novo relator
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/06/2007, Nacional, p. A4

Senadores da oposição e governistas vão cobrar hoje do presidente do Conselho de Ética, Sibá Machado (PT-AC), mais rapidez na definição do nome do relator da representação do PSOL contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Acusado de ter contas pessoais pagas por um lobista da construtora Mendes Júnior, Renan não tem a mesma pressa. Parte de seus aliados espera que o caso enfraqueça no recesso de julho ou se dilua em meio a outros escândalos, como o do senador Joaquim Roriz (PMDB-DF). Essa tática apresenta o risco de deixá-lo cada vez mais exposto.

Um levantamento de emendas orçamentárias feitas por parlamentares indica que Renan, junto com seus dois irmãos, os deputados Olavo e Renildo, e o ex-senador e atual governador de Alagoas, Teotônio Vilela (PSDB), formam um bloco poderoso. Desde o início do governo Lula, o índice de aproveitamento de suas emendas ao Orçamento, que somam R$ 38 milhões, é quase o dobro da média de outros parlamentares.

Os negócios particulares de Renan - que apresentou notas de venda de gado para justificar pagamentos - também tendem a ficar mais expostos.