Título: MST invade 12 fazendas em SP
Autor: Tomazela, José Maria
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/06/2007, Nacional, p. A9

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse que é impossível fazer a reforma agrária como determina a lei. ¿A reforma agrária bem-feita envolve um componente econômico insuportável. Desapropriação, crédito para o agricultor, educação, habitação, estradas e assistência técnica. É impossível pelo custo¿, afirmou Serra, em palestra no 1º Diplomado da Juventude do PSDB-SP, anteontem à noite, horas antes da onda de invasões no oeste paulista.

Há dez dias o governo paulista anunciou um novo projeto para regularizar a posse de terras devolutas no Pontal. Serra prometeu R$ 159,2 milhões em investimentos em várias frentes para os 32 municípios da região.

A intenção é corrigir proposta lançada na gestão de seu antecessor, Geraldo Alckmin (PSDB), que resolveu a questão fundiária das pequenas propriedades, mas fracassou nas tentativas de regularização de áreas com mais de 500 hectares.

O novo projeto deve permitir a regularização de 200 fazendas com área total de 300 mil hectares, que são objeto de disputa, por problemas de regularização fundiária.

A promessa do governo é desburocratizar o processo, permitindo que os proprietários rurais entreguem ao Estado parte da terra ocupada - ou de outras áreas - como compensação pela regularização.