Título: 'Compra de reservas tem custo'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/06/2007, Economia, p. B1

A forte valorização de várias moedas de países emergentes preocupa o Banco de Compensações Internacionais (BIS). Em seu relatório anual, o banco central dos bancos centrais disse que, embora a tendência contribua para a queda da inflação nessas economias, pode criar também aspectos negativos.

'Uma preocupação é seu impacto adverso na competitividade e no setor de bens comerciáveis', disse a instituição. 'A outra é que, ao conter aumentos dos juros, pode estimular os preços dos bens não comerciáveis a subir, especialmente aqueles relacionados ao setor imobiliário residencial.' O BIS observou que 'pressões pela valorização da moeda podem ser facilmente revertidas, o que pode exigir elevações nos juros'.

O BIS calculou que, entre dezembro de 2004 e março de 2007, o real brasileiro acumulou valorização de 34%. Na Ásia, a alta no mesmo período foi superior a 10% na Coréia do Sul, Malásia e Tailândia, e acima de 20% na Indonésia.

'Ao contribuir para a desinflação e redução da demanda agregada, a valorização cambial pode ter oferecido espaço para um número de países reduzir suas taxas de juros ou implementar outras medidas de relaxamento monetário', disse. 'Em alguns países, essas pressões parecem ter sido suficientemente grandes para induzir as autoridades a reduzir as taxas de juros para frear fluxos de capitais indesejados.'

ESTERILIZAÇÃO

O BIS disse que muitos governos de países emergentes também tentam conter a valorização de suas moedas por meio de 'pesada intervenção' no mercado de câmbio. Isso, por sua vez, resultou no acúmulo de grandes reservas estrangeiras e a necessidade de 'esterilizá-las', o que resulta em custos.

A 'esterilização' é a emissão de títulos públicos para que a moeda local usada na aquisição da estrangeira não engorde a base monetária e, assim, produza inflação. Para o BIS, essa política de esterilização, bem como o controle da entrada de capitais ou estímulos para a saída, não têm sido totalmente eficiente em conter a liquidez criada pelos fluxos de moeda estrangeira. 'A acumulação de reservas parece ter sido associada ao rápido crescimento da base monetária e de crédito, e maior inflação.'