Título: Exportação deve superar meta em 10%, diz Jorge
Autor: Chade, Jamil
Fonte: O Estado de São Paulo, 07/06/2007, Economia, p. B9

O governo acredita que as exportações brasileiras vão superar a meta em cerca de 10% este ano. As previsões são do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge.

Pelas expectativas iniciais do governo, as exportações do País chegariam a US$ 147 bilhões. Já se prevê, porém, que esse número será de quase US$ 160 bilhões, graças ao crescimento da economia mundial e das importações da Ásia, principalmente da China.

Jorge admite que o novo cálculo é feito com base apenas nos primeiros meses do ano e a realidade pode mudar, dependendo de como se comportará a economia mundial no segundo semestre. O câmbio também poderá ter um impacto. Mas, para Jorge, o problema da valorização ¿não é o real, mas o dólar¿, que vem sendo sentido também por outros países.

O ministro não prevê que medidas do Banco Central possam ser a solução. ¿Não há Banco Central que segure o câmbio. As compras (de dólares) nas últimas semanas estão ocorrendo mais para a formação de reservas que para manter o câmbio¿, afirmou. Ele admite que, no momento, o governo não prepara novas medidas para tentar amenizar o problema.

No Ministério do Desenvolvimento, nem mesmo a decisão de aumentar os impostos de importação sobre calçados e têxteis, anunciada há poucos meses, terá impacto suficiente para compensar a queda do dólar. O governo decidiu elevar as tarifas de importação nos dois setores depois que as empresas se queixaram da perda de competitividade e dos problemas enfrentados com os produtos importados.