Título: Brasil pega carona em queixa do Canadá
Autor: Veríssimo, Renata
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/06/2007, Economia, p. B4

O Brasil entrará em uma disputa aberta pelo Canadá contra os subsídios americanos ao setor agrícola. Ottawa pediu para que a Organização Mundial do Comércio (OMC) inicie uma investigação contra os subsídios americanos, exatamente no momento crítico das negociações da Rodada Doha.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, confirmou que o Itamaraty tomará tal atitude nos próximos dias. O Brasil deverá aderir ao caso como terceira parte. Há duas semanas, um diplomata brasileiro já havia adiantado ao Estado que o País 'dificilmente poderia ficar de fora' desse conflito, já que envolve o ponto central da luta do governo na OMC.

Sem uma definição sobre como ocorrerão as negociações da OMC depois do fracasso da reunião de Potsdam, na Alemanha, o caso ganha em importância, uma vez que toca exatamente no ponto de divergência: os subsídios concedidos pelos americanos.

Os canadenses questionam a legalidade dos subsídios dados pelos americanos ao milho, ao trigo, à soja, ao açúcar e a outros produtos vendidos no mercado internacional.

MILHO

Ottawa argumenta que, pelas regras da OMC, os americanos teriam o direito de dar US$ 19,1 bilhões em subsídios por ano, teto que não teria sido respeitado em 1999, 2000, 2001, 2004 e 2005.

No caso do milho, porém, parte desses subsídios foi dada quando o produto ainda estava com preços relativamente baixos. Hoje, com a demanda do milho para a fabricação do etanol, o preço duplicou e, portanto, os subsídios são menores.

Mesmo assim, os canadenses alegam que foram prejudicados pelos subsídios dados pelos Estados Unidos ao setor nos últimos dois anos, com um comércio afetado em até 14% em 2005.