Título: Ação foi combinada com dono de fazenda
Autor: Tomazela, José Maria
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/06/2007, Nacional, p. A13

A invasão da Fazenda Estrela do Laranja Doce, em Martinópolis, foi acertada entre líderes dos sem-terra e um dos proprietários. Imagens gravadas com uma câmara escondida, entregues a uma emissora da região e exibidas ontem no Jornal Nacional, da TV Globo, mostraram o momento em que um suposto dono da fazenda foi ao acampamento do Movimento dos Agricultores Sem-Terra (Mast) para combinar a invasão.

De acordo com o trecho da conversa exibida, o proprietário apóia a invasão porque assim poderá convencer seus sócios a venderem a propriedade. ¿Se vocês entrarem, eles vão fazer uma reunião e vão querer vender¿, diz.

Do outro lado, o representante do Mast promete não causar danos na propriedade: ¿A gente não vai arrebentar nada¿. Ao final da conversa, ele também pede ¿uma força¿ para ajudar no financiamento da operação. ¿O custinho do pessoal¿, explica.

A fazenda acabou sendo invadida por 150 integrantes do Mast e do Movimento dos Sem-Terra (MST). Eles usaram o portão principal da propriedade, sem cortar cercas ou causar danos.

A direção do Mast comentou a notícia. O líder do MST no Pontal, Wesley Mauch, disse que o movimento não reconhece o acordo - e pôs em dúvida a gravação.

¿Posso garantir que nosso pessoal não fez e não sabia do acordo, se é que houve¿, disse. Ele também assegurou que irá cobrar a direção do Mast: ¿Nosso movimento não aceita esse tipo de coisa, mas é preciso ver se houve mesmo a negociação.¿

Essa foi a primeira ação conjunta do MST com o Mast. A propriedade, de 4 mil hectares, tem vários donos. O detentor da maior parte da área disse que, se houve alguma negociação, foi à sua revelia.

Essa não é a primeira vez que surgem denúncias apontando acertos entre sem-terra e proprietários interessados em vender terras ao Incra.