Título: 'Essas manobras estão passando dos limites'
Autor: Costa, Rosa e Fontes, Cida
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/06/2007, Nacional, p. A7

Apelidado de relator virtual, o senador Renato Casagrande (PSB-ES) disse que não entendeu o que levou o senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO) ¿a essa atitude¿ de desconvidá-lo para o posto de relator do processo contra o presidente do Senado, Renan Calheiros. ¿Procedimentos como esse deixam o Senado totalmente fragilizado perante a opinião pública, que deseja a investigação¿, criticou.

¿O que eles ainda não entenderam é que o Senado, hoje, é o Conselho de Ética, e o Conselho de Ética é o Senado. A partir do momento em que tentam manobrar os trabalhos do conselho, quem perde é a instituição¿, avaliou Casagrande. ¿Se Leomar tentou usar meu nome para facilitar sua eleição para presidente, pode ter sido um tiro no pé, porque até mesmo para a defesa do Renan já está mais do que comprovado que a única saída é a investigação para provar sua inocência. Essas manobras estão passando do limite. É necessário o encaminhamento do processo no conselho.¿

Ele afirmou que sua posição favorável a aprofundar as investigações já era conhecida. Casagrande quer que a Polícia Federal conclua a perícia nos documentos que Renan apresentou para provar que tinha recursos para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso, com tem uma filha, e não precisava recorrer à empreiteira Mendes Júnior. ¿Tanto a sociedade como o conselho querem ver esse processo terminado¿, ressaltou.

Casagrande disse que todas as medidas fora da normalidade que quiseram tomar no conselho não deram certo. Referia-se à tentativa do primeiro relator, Epitácio Cafeteira (PTB-MA), de inocentar Renan sumariamente, e à iniciativa de dificultar a designação de um novo relator. ¿O Conselho de Ética é o Senado hoje, não há como desvincular suas atribuições da imagem da Casa¿, insistiu.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) também reagiu ao ¿desconvite¿ a Casagrande. ¿É uma indecência, é uma imoralidade¿, reclamou ele. ¿Querem arrumar um relator que faça o serviço sujo¿, acusou.

FRASE

Renato Casagrande Senador (PSB-ES)

¿O que ainda não entenderam é que o Senado, hoje, é o Conselho de Ética, e o Conselho de Ética é o Senado. A partir do momento em que tentam manobrar os trabalhos, quem perde é a instituição¿.