Título: Nome da bezerra do senador é Miragem
Autor: Nogueira, Rui
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/06/2007, Nacional, p. A8

Miragem. É esse o nome da polêmica bezerra que o senador Joaquim Roriz diz ter comprado por R$ 271 mil com um empréstimo do amigo empresário Nenê Constantino, dono da Gol.

Roriz anexou os documentos da compra à sua defesa no Conselho de Ética. Há uma sucessão de versões mal explicadas, mas datas, leilões e nomes em duplicidade à parte, o certo é que na documentação exibida até agora a bezerra ganhou mesmo o nome de Miragem. Ela estaria instalada numa baia de luxo da Agropecuária Palma, da família de Roriz, no município de Luziânia (GO), a 55 quilômetros de Brasília.

Na primeira versão, Roriz disse que comprara num leilão, realizado no Copacabana Palace, no Rio, um embrião, gerado por um casal campeão, pertencente ao plantel da Universidade de Marília. Depois, sua assessoria revelou ao Estado que, em março passado, ele trocara o embrião por uma bezerra, filha dos mesmos pais - a Miragem.

A confusão se estabeleceu com a descoberta de que uma bezerra de nome igual foi arrematada num leilão no Paraná, a ExpoLondrina, por R$ 520 mil, pelo pecuarista Carlos Henrique Ribeiro Belli. O leilão em que essa segunda Miragem foi arrematada ocorreu em 14 de abril. A Miragem que Roriz alega ser sua teria nascido em 29 de outubro de 2006 e sido recebida em troca do embrião. Contaria até com registro, número JDR 2600, na Associação Brasileira de Criadores de Gado Zebu.