Título: Lobby do álcool irá para EUA, Europa e Ásia
Autor: Brito, Agnaldo
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/06/2007, Negócios, p. B17
A União da Indústria de Cana de Açúcar (Unica) montará ainda este ano os três primeiros escritórios de representação institucional do setor sucroalcooleiro brasileiro nos principais mercados mundiais.
A entidade instalará representações em Washington D.C., em Bruxelas e na Ásia. Ainda não está definido se a base ficará no Japão, na Índia ou na China. O objetivo é se aproximar dos centros de decisão, ampliar as informações sobre o álcool combustível e tentar a partir disso influenciar medidas que favoreçam a quebra de barreiras para exportação do etanol brasileiro.
'Vamos começar a se articular para tentar mexer na tarifa norte-americana em 2010. Se deixarmos não vamos conseguir', explicou Marcos Jank, que assume oficialmente, hoje no final da tarde, a presidência da Unica no lugar de Eduardo Pereira de Carvalho.
Jank apresentou ontem as prioridades que terá como novo presidente da principal entidade do setor. A agenda de temas é extensa e complicada. No mercado interno, Jank comandará as discussões sobre isonomia do ICMS e a forte volatilidade de preços de álcool nas usinas. O setor também quer participar da construção do alcoolduto que ligará o interior de São Paulo ao Porto de Santos.
Além disso, Marcos Jank afirmou que pretende trazer para a Unica os novos usineiros. Hoje, 99 usinas fazem parte da Unica. A representação em São Paulo é de 86% do setor, mas no Brasil é de apenas metade. A Unica também quer, disse, ampliar investimentos no álcool de celulose.