Título: Atividade industrial em SP cresce 0,9% em maio
Autor: Graner, Fabio e Freire, Gustavo
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/06/2007, Economia, p. B5

O Indicador de Nível de Atividade (INA), que mede o comportamento da indústria paulista, subiu 0,9% de abril para maio, segundo dados com ajuste sazonal divulgados ontem pela Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp). Na comparação com maio de 2006, o índice subiu 2,3%, acumulando no ano alta de 3,7%.

Apesar de positivos, os números foram considerados 'preocupantes' por Antônio Corrêa de Lacerda, diretor do Departamento de Economia do Ciesp. Para Lacerda, o indicador mostra uma recuperação muito pequena diante do crescimento econômico verificado desde o início do ano.

'O INA não sinaliza nenhum quadro de recuperação forte, a não ser que se faça uma grande mudança cambial, coisa que também não virá', afirmou o economista.

Feres Abujamra, diretor da Fiesp, observou que o quadro econômico é de franca recuperação, mas ressaltou que o câmbio impõe limites para o crescimento da indústria.

Entre os setores que apresentaram desempenho favorável estão veículos automotores, que cresceu 2,3% em maio em relação a abril, na série com ajuste sazonal, e máquinas e equipamentos (4,5%). Já o setor de fabricação de celulose, papel e produtos de papel foi um dos que tiveram desempenho negativo, com recuo de 3% no mês passado sobre abril.