Título: Pressão para salvar Renan derruba presidente do Conselho de Ética
Autor: Samarco, Christiane e Costa, Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/06/2007, Nacional, p. A4

Abandonado pelo PMDB, que lhe prometera sociedade no projeto de absolvição do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), por quebra de decoro parlamentar, o senador Sibá Machado (PT-AC) renunciou ontem à presidência do Conselho de Ética da Casa.

Desde a semana passada, Sibá procurava um relator para substituir Epitácio Cafeteira (PTB-MA), que está afastado do Senado por licença médica. Wellington Salgado (PMDB-MG) chegou a assumir o posto, mas acabou abandonando-o menos 24 horas depois, ao não conseguir pôr em votação o relatório de Cafeteira, que absolvia Renan das denúncias de que teria utilizado recursos da empreiteira Mendes Júnior, por meio do lobista Cláudio Gontijo, para pagar pensão à jornalista Mônica Veloso - com quem tem uma filha de três anos.

Sibá havia convocado reunião do conselho para hoje, justamente com o objetivo de votar o relatório de Cafeteira. Ontem, quando nem o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) aceitou a missão de relator, o petista renunciou, dizendo que o PT arcara com o ¿sacrifício¿ da presidência do conselho, mas o PMDB não cumprira a tarefa de ficar com a relatoria.

A anarquia do conselho, no entanto, pode ter um subproduto com potencial de beneficiar Renan: mergulha novamente o colegiado na novela da escolha de relatores e prazos. Com o recesso parlamentar à vista, daqui a duas semanas, os aliados do presidente do Senado acham que o tempo amortecerá a pressão por seu julgamento.

O afastamento de Sibá abre novo capítulo da novela. Aldemir Santana (DEM-DF), suplente que assumiu a vaga de Paulo Octavio (DEM), atual vice-governador do Distrito Federal, é vice-presidente do Conselho de Ética e assumirá o lugar de Sibá. Em São Paulo na noite de ontem, numa cerimônia de premiação de lojistas, ele foi informado por telefone da renúncia pelo próprio petista.

Para integrantes do DEM, Santana deve aproveitar a reunião de hoje do conselho, marcada para as 13h30, para conduzir a votação de escolha do novo presidente. ¿É mais uma balbúrdia¿, resumiu Demóstenes Torres (DEM-GO). ¿É preciso colocar gente de peso para que o processo chegue a seu final, contra ou a favor de Renan.¿

CORPO-MOLE

Pesou particularmente na decisão do petista o corpo-mole do PMDB. Segundo avaliação de aliados, todo o passivo pela demora das investigações recaía sobre Sibá. ¿Ele está sendo desconstruído a toda hora porque o processo não anda¿, disse na segunda-feira o vice-presidente do Senado, Tião Viana (PT-AC), em reunião com o próprio Renan, o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e Valdir Raupp.

A crônica da renúncia de Sibá começara na segunda-feira à tarde. Então, Tião Viana contou a um correligionário que o petista estava muito aborrecido com o líder do DEM, José Agripino Maia (RN).

Em discurso da tribuna, Agripino lhe dera prazo de 24 horas para escolher um novo relator. Se não o fizesse, ameaçava convidar os líderes dos demais partidos para discutir um nome de consenso. ¿Não podemos prolongar o calvário de ninguém. Nem do presidente Renan nem do Senado. E tampouco podemos continuar expostos ao açoite da opinião pública¿, dissera, no discurso. O movimento do líder do DEM encurralou Sibá, que não se considera responsável pela demora e pelas chicanas que transformaram o conselho numa entidade sem comando e incapaz de se organizar minimamente para julgar com isenção o presidente da Casa.

Nos últimos dias, o presidente do conselho se tornou, nas palavras de um correligionário, o ¿espantalho¿ do Congresso. Protestos chegaram ao gabinete de Sibá. Numa contabilidade modesta, sua assessoria estimou em mais de mil e-mails semanais de censura a sua conduta. Foi alvo de críticas em seu Estado, o Acre, onde lhe pediram pela imprensa que ¿não traísse os votos da ministra Marina Silva¿, de quem é suplente. Agora os protestos, espera ele, serão diluídos na Casa.

FRASES

Demóstenes Torres Senador (DEM-GO)

¿É mais uma balbúrdia. É preciso colocar gente de peso para que o processo chegue ao seu final, contra ou a favor de Renan¿

Tião Viana Senador (PT-AC)

¿Sibá está sendo desconstruído a toda hora porque o processo não anda¿