Título: PSOL pede amanhã processo contra senador
Autor: Expedito Filho e Filgueiras, Sônia
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/06/2007, Nacional, p. A6

O PSOL decidiu entrar amanhã com representação contra o senador Joaquim Roriz (PMDB-DF) no Conselho de Ética do Senado. O pedido de investigação seguirá os mesmos moldes do proposto contra o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Segundo antecipou o líder do PSOL na Câmara, Chico Alencar (RJ), o partido pedirá que seja apurada a negociação de Roriz com o ex-presidente do Banco de Brasília (BRB) Tarcísio Franklin de Moura que envolveria partilha de R$ 2,2 milhões e a suspeita de que a origem do dinheiro seja ilícita.

¿O pedido do processo é por suposta quebra de decoro na percepção de vantagens indevidas no exercício do mandato. Há suspeita de que o dinheiro seja ilícito, que tenha sido ultrapassada a fronteira do público com o privado, além de tráfico de influência¿, disse Alencar. ¿Há uma negociação nebulosa que precisa ser explicada.¿

A representação contra Roriz será assinada pela presidente do PSOL, Heloísa Helena, que virá amanhã a Brasília especialmente para formalizar o pedido. No mesmo dia, o partido realizará no Congresso um ato em defesa da ética na política e contra a corrupção.

Ontem, o DEM decidiu em reunião de sua Executiva Nacional apoiar investigações contra o senador. O partido considera que as denúncias ¿maculam¿ a imagem do Senado. Roriz não aparece na Casa desde sexta-feira, quando as escutas telefônicas que o comprometem foram divulgadas.