Título: Policiais rebatem críticas de Lula às investigações
Autor: Macedo, Fausto e Brandt, Ricardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/06/2007, Nacional, p. A13

As críticas do presidente Lula, que acusou a Polícia Federal de ter divulgado a existência da Operação Xeque Mate e exposto seu irmão Vavá, foram rebatidas por investigadores que participaram da missão. Um policial, inconformado com o tom utilizado pelo presidente da República, disse que a polícia não poderia desprezar o que encontrou na investigação. Ele também lembrou que todas as ações tiveram respaldo do Ministério Público Federal e da Justiça Federal.

Os investigadores só concordam com o presidente quando ele qualifica como ¿lambari¿ o irmão mais velho. Disseram que Vavá realmente não tem condição para agir como lobista. Para eles, trata-se de um tipo ingênuo, tosco, ¿mas que não rasga dinheiro¿.

Ainda segundo os federais, Vavá não é lobista porque não tem competência. Ele foi indiciado pelos delitos de tráfico de influência e de exploração de prestígio.

A Polícia Federal resolveu enquadrá-lo porque está convencida de sua ligações com o bando dos caça-níqueis. Os dois artigos (332 e 357) do Código Penal nos quais foi enquadrado mostram que é crime a simples solicitação de vantagem indevida, ainda que nada tenha recebido.

Os grampos da Xeque Mate indicam que o irmão do presidente pedia quantias pequenas.

DESINFORMADO

Segundo os informantes, o presidente Lula está mal informado. Enfatizaram que Vavá nunca foi foco da investigação, mas envolveu-se com o crime. O simples pedido de ¿dois paus¿, como aparece nas gravações do inquérito policial, já basta para caracterizar o crime.

Segundo o presidente, a polícia jogou a rede para pegar um cardume de pintados, mas só pegou um lambari.

Os policiais disseram que não poderiam abandonar o material que tinham em mãos. Tudo apontava para a necessidade de indiciar Vavá. Se não o fizessem poderiam ser acusados de prevaricação.

Um dos policiais garantiu que a Xeque-Mate não tem conotação política. A operação teria nascido do combate aos caça-níqueis e à guerra de organizações rivais.