Título: Governo reteve ICMS, diz PT
Autor: Cafardo, Renata
Fonte: O Estado de São Paulo, 14/06/2007, Vida&, p. A20

A liderança do PT na Assembléia Legislativa divulgou ontem um documento mostrando que o governo estadual deixou de repassar R$ 105 milhões às universidades estaduais.

O orçamento da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) é formado por 9,57% da arrecadação do ICMS do Estado a cada ano.

Segundo cálculos feitos pelos deputados do PT, o governo recebeu cerca de R$ 1,5 milhão em dívidas ativas, receitas de multas e juros, que complementaram a arrecadação do ICMS mas não foram repassados às instituições. Dessa maneira, segundo o deputado Simão Pedro (PT), as universidades acabaram recebendo apenas 9,33% do arrecadado.

Segundo nota das lideranças do governo na Assembléia, em reação à divulgação do PT, os excedentes que não foram repassados em 2006 acabaram sendo transferidos neste ano.

Os deputados do PT insistem em que esses repasses não fazem parte do sistema informatizado da Assembléia.

O reitor da Unicamp e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Paulistas (Cruesp), José Tadeu Jorge, informou que nada sabia sobre essa questão. ¿Quando tomar conhecimento da íntegra do estudo, as universidades, por meio de suas assessorias econômicas, analisarão os números apresentados pela bancada do PT¿, informou, por meio de nota.