Título: 'Governo Lula está buscando o caminho mais fácil'
Autor: Rosa, Luiz Pinguelli
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/06/2007, Economia, p. B7

Na avaliação do especialista, Brasil precisa resolver os problemas ambientais e priorizar os projetos hídricos

O coordenador do Programa de Planejamento Energético da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia da UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, acredita que o governo errou na opção pela energia nuclear de Angra 3, considerando o grande potencial hídrico do País. Em relação às usinas do Rio Madeira, ele afirma que o governo está negociando mal o licenciamento das hidrelétricas. Veja a seguir trechos da entrevista:

O que o sr. achou da aprovação de Angra 3?

Não tenho uma posição radical em relação a Angra 3. Mas acho que não era um projeto prioritário. Temos outras opções que poderíamos explorar com o nosso enorme potencial hídrico. Não faço veto eterno a Angra 3, mas é uma fonte de energia cheia de problemas.

Essa não foi uma alternativa para o governo escapar dos problemas com licenciamento ambiental das hidrelétricas?

É muito curioso isso, pois a energia nuclear também tem enormes problemas ambientais. O lixo nuclear é um problema ainda sem resposta e temos experiências desastrosas até mesmo aqui no Brasil, em que pessoas já morreram por causa do lixo nuclear. O fato é que estamos importando muita coisa de fora por pressão de organismos internacionais que temem a devastação da floresta. A energia nuclear não emite gás estufa, mas é muito cara. É engraçado como só o Greenpeace compareceu ontem em Brasília contra a construção de Angra 3.

Falta planejamento elétrico neste governo?

O governo do presidente Lula colocou todas as suas cartas nas hidrelétricas do Rio Madeira. E, com as dificuldades ambientais, está buscando o caminho mais fácil. Não está enfrentando a situação de frente. Abandonar a hidreletricidade no Brasil é o mesmo que a Arábia Saudita abandonar o petróleo. Um governo para governar bem precisa ter capacidade para resolver seus problemas. Caso contrário, está fadado ao fracasso.

Mas o que fazer no caso do Rio Madeira?

O governo está negociando mal o projeto. Não tem de deixar essa negociação nas mãos da Odebrecht (empresa responsável pelo estudo ambiental). Tudo começou errado.

Angra 3 não resolveria uma possível falta de energia nos próximos anos?

Você tem idéia de quanto tempo vai demorar para levantar a usina? Angra 2 demorou quase 25 anos para ser concluída por causa de problemas de fundação, montagem do reator. Isso porque o País já havia feito Angra I e tinha uma certa experiência. Espero que dê tudo certo, mas não acredito que esteja pronta em 2013.

Quem é: Luiz Pinguelli Rosa

É mestre em energia nuclear pela UFRJ desde 1969 e atua como professor da Coppe

Foi presidente da Eletrobrás no primeiro mandato do

governo Lula. Na época,

defendia a maior atuação das estatais na expansão

da geração do País