Título: Governistas vão apoiar relatório
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/06/2007, Nacional, p. A4

O governo vai continuar apoiando politicamente o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), no processo de investigação do Conselho de Ética. O senador é considerado pelo Palácio do Planalto um aliado muito importante na parceria estratégica com o PMDB e no comando dos trabalhos no Senado. Por causa disso, os governistas já decidiram que continuarão votando a favor do relatório de Epitácio Cafeteira (PTB-MA), que pede o arquivamento das acusações contra Renan por ter supostamente permitido que a construtora Mendes Júnior pagasse suas despesas pessoais.

Durante a sessão de ontem do Conselho de Ética ficou claro o apoio da base. Líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR) assumiu sem subterfúgios a defesa de Renan, servindo como seu interlocutor com os outros membros do Conselho.

Outros senadores próximos do Planalto, como a líder da bancada petista, Ideli Salvatti (SC), fizeram questão de declarar seu voto a favor do relatório de Cafeteira antes mesmo de ele ser posto em votação - o que está previsto para terça-feira. ¿O relatório está amparado nos documentos, na ausência de provas e no procedimento feito pelo corregedor, senador Romeu Tuma¿, disse.

Na prática, o governo reconhece que uma eventual punição tiraria do Congresso o principal interlocutor do presidente Lula dentro do PMDB.