Título: Indústria chinesa cresce 18% e reforça temor de alta dos juros
Autor: Vicentini, Paulo
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/06/2007, Economia, p. B13

A produção industrial da China cresceu acima do esperado em maio, reforçando as expectativas do mercado a respeito de um novo aumento da taxa básica de juros. Conforme o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês), a produção das empresas industriais com um faturamento anual superior a US$ 653 mil registrou em maio uma expansão de 18,1% na comparação anual, depois de apresentar uma alta de 17,4% em abril.

O desempenho elevou o crescimento acumulado nos primeiros cinco meses deste ano para 18,1% ante igual período de 2006. 'As políticas monetárias necessitam de um moderado ajuste', afirmou o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, na esteira da divulgação do conjunto de dados oficiais que reforçou a manutenção do forte ritmo de crescimento da economia chinesa em 2007.

Em maio, as empresas industriais colocaram 98% de sua produção no mercado, com uma alta de 0,1% em relação a igual mês do ano passado. No período, exportaram US$ 75,26 bilhões em produtos, resultado 19,9% maior ante maio do ano passado, afirmou a nota divulgada pela NBS.

As siderúrgicas deram o tom à pujante produção industrial, ao elevar a produção de ferro cru, aço cru e de produtos siderúrgicos em 14,7%, 15,7% e 19,6%, respectivamente. A produção da indústria automobilística subiu 25,7%, para 740 mil unidades.

'O setor industrial segue profundamente influenciado pela forte demanda externa e interna, assim como pelo repique dos investimentos em ativos fixos', ponderou Zhao Xijun, professor do Instituto de Estudos Financeiros e de Valores da Universidade Popular da China, ao descartar a possibilidade de a inflação - estimada em 3,3% em maio - minar os bons fundamentos da economia chinesa neste ano.

O desempenho positivo também permeou outros segmentos vitais da economia que mais cresce no planeta, como têxtil (17,3%), metais não-ferrosos (24,7%), metais ferrosos (23,5%), equipamentos gerais (20,6%), equipamentos de transporte (27,1%), equipamentos de telecomunicações, informática e eletroeletrônicos (13,4%), além do avanço de 23,5% na produção de máquinas e equipamentos elétricos.

Na avaliação de analistas do mercado, o Banco Popular da China (PBoC, na sigla em inglês, o banco central chinês), deverá promover um novo aumento da taxa básica anual de juros - atualmente em 6,57% - para tentar reverter o quadro que parece caminhar para superaquecimento econômico.

'Nós assistimos a seis elevações dos juros em pouco mais de um ano, mas a economia conseguiu manter um forte ritmo de crescimento', avaliou o Economic Observer, ao classificar a expansão de 11,1% do Produto Interno Bruto (PIB) durante o primeiro trimestre deste ano como um 'notório exagero'.