Título: Mangabeira se reúne com lula e ratifica posse
Autor: Monteiro, Tânia
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/06/2007, Nacional, p. A13

Futuro ministro, que havia classificado governo como `o mais corrupto da história, assumirá nova secretaria

Depois de semanas aguardando a confirmação de sua posse, o futuro ministro da Secretaria de Planejamento Estratégico, Roberto Mangabeira Unger, foi recebido ontem, às 8h30, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada. No encontro, eles acertaram os termos da medida provisória que será assinada criando a nova pasta e ratificaram a realização da cerimônia para as 15 horas de terça-feira.

O senador Marcelo Crivella, do PRB, partido de Mangabeira e do vice-presidente José Alencar, disse ontem que a conversa entre os dois ¿foi muito boa, proveitosa, muito eficiente e com grandes perspectivas para o futuro¿. Segundo ele, também ficou acertado que na estrutura do novo ministério, além do Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE), ficará também o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), hoje vinculado ao Ministério do Planejamento.

Crivella assegurou que não há intenção de politizar o Ipea. ¿Não se deve pensar, em primeiro momento, em qualquer tipo de mudanças¿, disse. ¿A idéia é que o partido contribua com o governo e não que o governo contribua com o partido. Queremos que Mangabeira e todos os economistas do Ipea possam pensar em ações de longo prazo.¿ Alencar, principal patrocinador da indicação de Mangabeira, disse que a posse ficou para terça porque, no dia, líderes partidários já estarão em Brasília e poderão participar da solenidade.

Depois de se reunir com Lula, Mangabeira foi se familiarizar com o funcionamento do NAE. O atual titular do órgão, coronel Oswaldo Oliva, irmão do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), pode não continuar no cargo. Ele tinha audiência ontem à tarde com o presidente, mas o encontro foi adiando para a manhã de segunda, quando Oliva estará no Planalto apresentando a ministros um dos projetos desenvolvidos pelo NAE de inclusão digital.

BRASIL TELECOM

Crivella disse que o problema de Mangabeira com a Brasil Telecom ¿está superado¿ e que ele não tem mais nenhum vínculo com a empresa. Afirmou também que ele desistiu de tudo para assumir o posto. ¿Ele tem dito pra nós todos do partido que esta é a grande missão da sua vida. Ele acha essa missão sagrada e por isso sacrificou a sua posição em Harvard, um salário muito melhor e, o pior de tudo, a distância da família para vir para o governo.¿

O senador reconheceu que a demora na nomeação de Mangabeira acabou gerando toda a crise. ¿Quando o Mangabeira foi convidado, ainda tinha provas e teses para corrigir, ele não podia se desvencilhar sem antes terminar suas funções de professor. Isso, realmente, deu um prazo muito longo e aí deu essa crise toda.¿ Sobre as críticas a Lula - Mangabeira classificou este governo de o mais corrupto da história -, Crivella justificou que, à época, ¿havia quase um consenso na imprensa de que as investigações chegariam até o gabinete do presidente, mas não chegaram¿.