Título: Chile tem maior PIB por habitante da América Latina
Autor: Palacios, Ariel
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/06/2007, Economia, p. B11

Chile, Argentina e Venezuela são os países da América do Sul com o maior Produto Interno Bruto (PIB) real por habitante, segundo estudo desenvolvido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) em parceria com o Escritório Nacional de Estatísticas do Canadá.

De acordo com o estudo, realizado com base nos dados de 2005, os chilenos são os mais ricos, com um PIB real (medido pelo critério de paridade do poder de compra) 46% superior à média regional. Os argentinos superam a média em 32% e os venezuelanos, em 17%.

Em seguida, vêm Uruguai e Brasil, com PIB, respectivamente, 10% e 2% superior à média regional. Equador, Peru e Colômbia aparecem com um poder de compra 25% inferior à média, enquanto na Bolívia esse porcentual chega a 46%.

Segundo o levantamento, os chilenos gastam mais do que os vizinhos em vestuário, calçado, transporte, moradia, água e energia. Os argentinos, por sua vez, lideram os gastos com alimentação e comunicação. Os venezuelanos encabeçam as listas nos segmentos de recreação, hotéis e restaurantes. O projeto foi coordenado pelo Banco Mundial.