Título: Empregos deslocam-se para o interior
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/06/2007, Economia, p. B2

A Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário (Pimes) do IBGE mostrou crescimento de 0,5% do número de vagas entre março e abril e de 1,7% na comparação entre os meses de abril de 2006 e 2007. Mas os indicadores, ainda que favoráveis (sazonalmente, os índices são bons no início e ruins no final do ano), mostraram enormes oscilações, tanto em relação à localização dos empregos como aos setores nos quais são gerados.

Entre os 18 segmentos analisados, 13 exibiram alta do emprego e 5, diminuição. Acima da média estão o refino de petróleo e extração de álcool (8,4%), produtos de metal (5,3%), máquinas e equipamentos (5%), alimentos e bebidas (4,4%) e meios de transporte (4%).

O maior impacto positivo veio da agroindústria da cana-de-açúcar e dos setores automotivo, alimentos, bebidas e bens de capital. Há enorme contraste com os segmentos que mais declinaram: fumo (-12,9%), calçados e artigos de couro (-5,7%), vestuário (-3,8%), madeira (-3,3%) e papel e gráfica (-2,9%) - em geral, atingidos pela valorização do real.

Ao comparar os dados da Pimes com os da pesquisa do Nível de Emprego Regional da Indústria, feita pelo Ciesp, fica evidente o peso da migração das indústrias - e do emprego industrial - da capital para o interior.

Em maio, na área da Grande São Paulo, a variação do emprego em 12 meses - até maio, comparada aos 12 meses anteriores - foi negativa em 1,43%, mas positiva em 4,18% no interior. Cotejando os dados dos primeiros cinco meses do ano em relação ao mesmo período de 2006, houve queda de 0,13% na Grande São Paulo e aumento de 7,24% no interior - porcentual só visto em períodos de euforia. O processo de interiorização tende a persistir.

Também são similares os dados setoriais do IBGE e do Ciesp. Das 11.728 vagas abertas em maio no Estado, o setor de alimentos gerou 5.886 postos; material de transporte, 3.296; e máquinas e equipamentos, 2.630. Isto significa aumento firme do consumo das famílias, demanda de veículos novos e investimentos em bens de capital. Além de vendas fortes de caminhões, são recordistas as de reboques e semi-reboques canavieiros e basculantes.

Os dados do IBGE e do Ciesp sobre novas vagas em São Paulo também apontam na mesma direção. Segundo a Pimes, o emprego cresceu 2,4% em abril, puxando para cima os índices do País. Segundo o Ciesp, 88.163 postos foram criados no Estado, 32.345 a mais que no mesmo período de 2006.