Título: Brasileiros participam de projeto no Havaí
Autor: Mello, Patrícia Campos
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/06/2007, Economia, p. B16

Um grupo de investidores brasileiros, encabeçado por Ricardo Semler, uniu-se a Vinod Khosla, um dos pioneiros do Vale do Silício, Steve Case, fundador da America Online, e David Cole, um megaempresário do ramo imobiliário, para fundar a Hawaii BioEnergy, que vai produzir etanol de cana-de-açúcar no Havaí. O plano é tornar o arquipélago menos dependente de energia importada. ¿O Havaí tem a energia mais cara dos Estados Unidos, por causa da distância, e nós queremos fazer uma substituição de importação¿, disse Cole.

David Cole esteve no Brasil no ano passado para estudar aquisições imobiliárias e ficou impressionado com a produção de etanol e a disseminação dos automóveis flex fuel. Segundo ele, a Hawaii Bioenergy deve ter um investimento de US$ 130 milhões e começar a operar em 2010.

Cole fala do projeto com o mesmo entusiasmo que os empreendedores pontocom falavam do boom da internet - ele vendeu sua empresa, a Navisoft, para a AOL nos anos 90. ¿Vejo mudanças tectônicas no setor de energia renovável.¿ Da aliança com os brasileiros, Cole tenta absorver a expertise em etanol de cana-de-açúcar. Hoje em dia, uma lei determina que 10% do combustível usado em veículos do Estado seja de biocombustíveis. O governo do Havaí quer que até 2020 esse porcentual possa chegar a 20%.